São movimentos involuntários, anormais, excessivos e que não podem ser controlados pela vontade do paciente. Conheça alguns:
- Tremores:
Movimentos involuntários rítmicos, oscilantes, de qualquer parte do corpo, causados por contrações alternadas de grupos musculares. - Distonia:
Contrações musculares sustentadas, que causam abalos lentos, tremores, movimentos de torção e posturas anormais. - Coreia:
Têm início abrupto, explosivo, geralmente de curta duração, repetindo-se com intensidade e tipos variáveis. - Atetose:
Movimentos involuntários mais lentos, sinuosos, frequentemente contínuos, que envolvem, predominantemente, as extremidades. - Balismo:
Movimentos involuntários amplos, de início e fim abruptos, que levam a deslocamentos bruscos, violentos. - Parkinsonismo:
Conjunto de sintomas como tremores, mesmo com o corpo em repouso, lentidão de movimentos, rigidez e problemas de equilíbrio, causados por alterações cerebrais, lesões no cérebro ou medicamentos e toxinas. - Doença de Parkinson:
Tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita, causados pela degeneração das células cerebrais. - Parkinsonismo Atípico:
Grupo de doenças neurodegenerativas com características da Doença de Parkinson, mas com alguns traços distintos.